10ª Etapa: Ler com Fluência e Compreensão

Não basta aprender a ler. É preciso saber ler de modo fluente e com compreensão. Isso irá proporcionar benefícios por toda a vida ao seu filho, começando já nos primeiros anos da escola, quando uma boa capacidade de leitura vai fazer com que ele tenha mais facilidade para assimilar os conteúdos ensinados em todas as matérias – português, matemática, ciências, história, geografia, etc.

É importante ter consciência de que a leitura fluente e com compreensão não é algo que se desenvolve naturalmente, com o tempo, depois que se aprendeu a ler.
Para atingir esse estágio mais avançado de leitura, é necessário seguir praticando, e muito, ao longo de vários anos.

Quando é possível iniciar:
Depois que a criança já estiver conseguindo ler sozinha (ainda que devagar) pequenos textos escritos com letras maiúsculas (8ª Etapa) e minúsculas (9ª Etapa).

Objetivos:
Aumentar a velocidade de leitura. Ler com compreensão. Ampliar o vocabulário. Tornar-se um leitor independente. Dominar a leitura de textos progressivamente mais complexos, em diferentes gêneros. Fazer leitura por prazer e leitura crítica.

Como fazer:
Seguir estimulando a leitura, conforme as recomendações da seção Como continuar estimulando a leitura.
Providenciar bons livros para a criança ler, adequados ao seu interesse e nível de compreensão. Confira algumas dicas de livros em Sugestões de Livros.
É importante seguir estimulando o aprendizado geral (1ª Etapa). Em especial, nessa fase, seguir as recomendações da seção Como ajudar seu filho a aprender mais na escola.

Seções:

10.1 - Como continuar estimulando a leitura