Como Estimular o Aprendizado: de 3 a 6 anos

# Comece lendo a seção 1.2 - Como estimular o aprendizado de crianças de 1 a 3 anos, pois muito do que foi sugerido para as crianças dessa faixa etária permanece válido para as de 3 a 6 anos: ter tempo para estar juntos, conversar, brincar, jogar, ler, ouvir músicas e cantar, passear, brincar e se exercitar em praças e parques, etc.

# Estimule seu filho a falar e a se expressar melhor. Conversem sobre tudo o que acontece no dia a dia: pergunte o que ele fez na escolinha; conte como foi o seu dia; conversem sobre os livros que leem juntos, sobre os programas que assistem, sobre as coisas que veem na rua em seus deslocamentos. Conte e pergunte, fale e escute. Faça contato visual e escute com atenção quando seu filho falar com você, concentrando-se no que ele está dizendo.

# Incentive a curiosidade de seu filho valorizando seus questionamentos. Procure responder às perguntas que ele lhe faz com explicações adequadas ao seu nível de compreensão. Se não souber responder, explique isso para seu filho e combinem de buscar juntos a resposta.

# Ofereça brinquedos e jogos educativos: de montar e de encaixar; de classificação em tamanhos e quantidades; de reconhecimento de formas, cores, opostos, números e letras.
*Observação: Não há necessidade de comprar brinquedos caros ou sofisticados.
  • De 3 a 4 anos: triciclo, casa de bonecas, brinquedos que imitam objetos domésticos, ferramentas de brinquedo, brinquedos de montar e desmontar mais complicados, blocos para construção, sistemas tipo Lego (sem modelo específico), brinquedos musicais (pandeiro, pianinho, tambor), jogos e quebra-cabeças simples, brinquedos e jogos que ajudem a reconhecer cores, formas, números e letras, massinha de modelar, lápis de cor e papel para desenhar.
  • De 4 a 6 anos: fantasias e acessórios, lojas em miniatura com dinheiro de brinquedo e caixa registradora, cidadezinhas, fortes, circos, fazendas, postos de gasolina, fantoches, bonecas e casa de bonecas com móveis, caminhões, automóveis, aviões, trens, barcos e tratores, bicicleta, jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro e jogos de palavras adequados para a faixa etária, quebra-cabeças, Lego, quadro-negro com giz, kits para pintar e colorir.

# Ofereça materiais para a criança fazer atividades de desenho, pintura, recorte e colagem. Construam juntos jogos e brinquedos; façam dobraduras e maquetes; façam um livro de letras; façam o calendário do ano, desenhando as páginas mês a mês.

# Façam juntos brincadeiras e experiências variadas: brincar de vendinha ou de lanchonete, cultivar plantas, fazer compras na feira, preparar receitas culinárias, fazer um piquenique, assistir a videos familiares antigos, tirar fotos, olhar álbuns de fotos, fazer pulseiras com miçangas, ler um livro e encenar a história, montar uma barraca no quintal.

# Ofereça passatempos e revistas de atividades adequados à idade de seu filho: desenhos para colorir, liga-pontos, relacionar números a quantidades, labirinto, relacionar figuras a sombras, jogo dos erros, relacionar pares e opostos. Você pode comprar revistas de atividades (p. ex. Brincando e Aprendendo Coquetel, Picolé Aprender é Divertido) ou imprimir passatempos em sites (p. ex. smartkids.com.br).

# Continue a ler livros de histórias para seu filho. Aumentem o repertório de leitura retirando livros da biblioteca regularmente.

# Ouçam músicas infantis, cantem juntos. Brinquem com rimas. Recitem parlendas.

# Certifique-se de que seu filho tenha oportunidade para fazer atividades físicas: brincar em brinquedos de playground (balanço, gangorra, escorregador, trepa-trepa), andar de bicicleta, fazer jogos com bola, brincar de pega-pega e de esconder, pular corda.

# Incentive seu filho a brincar com outras crianças. Podem ser colegas da pré-escola, vizinhos do prédio, primos, os filhos de seus amigos. Convivendo com crianças da sua faixa etária, seu filho aprende a se relacionar com os outros, a lidar com conflitos e resolver problemas, e ainda adquire noções das regras sociais e limites.

# Controle a exposição de seu filho às telas em geral, o que inclui a televisão, videogames, computador, telas de telefone e tablet. Crianças maiores de 3 anos e adolescentes podem se entreter com telas por não mais do que uma ou duas horas por dia, e com conteúdos de alta qualidade. É mais importante que as crianças gastem seu tempo em brincadeiras livres, leituras, jogos, hobbies e em atividades ao ar livre. Não deixe seu filho ter computador ou televisão no quarto antes dos 12 ou 13 anos, e mantenha a televisão desligada na hora das refeições.

# Selecione para seu filho jogos educativos em sites infantis, daqueles que aliam diversão com aprendizado. Exemplos: acorujaboo, smartkids, discoverykidsbrasil

# Assistam a programas de TV ou filmes de boa qualidade. Planeje antes o que vai ser assistido. Sempre que possível, fique por perto. Conversem a respeito do que aparece na tela – tanto sobre os programas quanto sobre as propagandas.

# Acompanhe a programação cultural de sua cidade. Quando houver oportunidade, leve seu filho a programas adequados para a sua faixa etária: visita ao zoológico, planetário, museu, feiras (de livros, de artesano, etc), exposição, circo, peça de teatro infantil, filme no cinema, show de música ou de mágica, sessão de contação de histórias infantis, apresentações artísticas ou esportivas.

# As viagens nas férias e em feriados oferecem muitas oportunidades para novos aprendizados. Planeje os passeios de acordo com o nível de interesse e a capacidade de atenção da criança, dando preferência para atrações lúdicas: parques, praia, sítio ou fazenda com animais, hotel com atividades de recreação, museu com área infantil.

# Estimule seu filho a ser mais independente: comer sozinho, usar o banheiro, vestir-se, escovar os dentes, tomar banho, amarrar os calçados.

# Ensine seu filho a ajudar nas tarefas da casa, de modo progressivo à medida em que ele cresce: guardar brinquedos e livros, colocar a roupa suja no cesto, ajudar a limpar comidas e bebidas derramadas, arrumar a cama, arrumar a mesa para as refeições e depois levar a louça para a pia, ajudar a preparar algumas receitas.

# Continue ensinando limites e praticando disciplina afirmativa. Trata-se de um projeto de longo prazo, através do qual os pais vão ensinando o certo e o errado, e a criança vai desenvolvendo autocontrole, consideração pelos direitos dos outros e capacidade de adiar gratificações e tolerar frustrações. Veja mais detalhes na seção Limites e Disciplina com crianças pequenas.

# Ensine seu filho a ter boas maneiras e a ser amável, respeitoso e cortês com todas as pessoas. Comece com uma lista de poucas regras simples, acrescentando novas à medida em que a primeiras estiverem bem estabelecidas. Ensine seu filho a dizer “bom dia”, “por favor”, “obrigado/a” e a pedir desculpas. Ensine-o a não interromper os outros e a esperar a sua vez. Não tolere o comportamento rude e desrespeitoso em nenhuma circunstância. Dê o exemplo, demonstrando as boas maneiras você mesmo/a. Reforce as demonstrações de bom comportamento com aprovação e elogios.

# Façam as refeições juntos sempre que possível. Alimente-se direito junto com seu filho: tomem um bom café da manhã; comam frutas, verduras e cereais integrais; evitem alimentos muito processados e alimentos com excesso de sal, açúcar e gorduras; evitem refrigerantes e outras bebidas açucaradas. Aproveite as refeições para ensinar seu filho a ter bons modos à mesa.