2.2 - Como ler histórias para seu filho

# Escolha um horário em que seu filho esteja bem disposto, sem fome, sono ou cansaço.

# Vocês devem ter tempo disponível o suficiente para poder completar a leitura com calma, sem precisar se apressar.

# O ambiente deve estar organizado, sem excesso de estímulos visuais e sonoros. A TV deve estar desligada. Cuide para não ser interrompido/a pelo telefone/celular.

# Sentem-se em um local confortável (no sofá, na cama), posicionando-se de modo que seu filho possa ver o livro e o seu rosto. Deixe-o segurar o livro e virar as páginas.

# Com crianças pequenas, que não conseguem ficar paradas por muito tempo, seja breve. Ler um livro curto, numa sessão de poucos minutos de duração, já é o suficiente.

# Antes de ser lida para a criança, a história tem que ser lida e sentida pelo narrador, pois é importante que ele conheça bem a história, os personagens e os valores envolvidos.

# Contar bem uma história é mais uma questão de técnica do que de dom. Não se preocupe com grandes interpretações mas, dentro do possível, use a entonação da voz, os gestos e a expressão facial para tornar o enredo mais atraente.

# A voz é a principal ferramenta do contador de histórias. Fale de modo claro, pronunciando bem as palavras. Use vozes diferentes para os diferentes personagens: uma voz fininha para a vovozinha, estridente para a bruxa, grossa para o lobo mau. Você pode sussurar quando o personagem fala baixinho, levantar a voz quando está acontecendo uma discussão, fazer pausas para dar a sensação de suspense: “E então, ...”. Use de forma humorada os sons produzidos pelos animais: “óinc, óinc!”, “quá, quá!”.

# Quando estiver lendo uma história pela primeira vez, localize os personagens, objetos e idéias com que seu filho não esteja familiarizado e apresente-os a ele.

# Se você mover os dedos sobre as palavras à medida em que vai lendo, ajuda a criança a perceber que as palavras impressas contêm a história.

# Faça pausas para observar e comentar as ilustrações. Fale da relação das imagens com a história. Peça para a criança descrever o que ela vê nas imagens, e para que aponte alguns objetos: “Onde foi que o menino escondeu a bola?”.

# Conversar com a criança sobre o que está sendo lido promove uma compreensão mais profunda. Sempre que seu filho perguntar algo, interrompa a leitura para responder. Conforme você for lendo a história, faça perguntas sobre os personagens e o enredo. Para uma criança de até dois anos, faça perguntas mais simples, como “Qual é o nome do gatinho?”; “Como é que o pato fala?”. Quando a criança ficar um pouco maior, aumente gradualmente a dificuldade das perguntas. Em vez de questões cujas respostas seriam um simples sim ou não, prefira as questões do tipo "quem, o quê, onde, quando e por quê" – que estimulam a criança a dar respostas mais completas. Exemplos: “De qual personagem você gostou mais?” e “Por que você gostou mais do caçador?”; “Por que as pessoas não acreditavam mais no pastorzinho?”.

# Sempre que tiverem mais tempo, proponha que seu filho faça um desenho sobre a história após a leitura do livro – pode ser um personagem, o cenário, o que a criança preferir.

# Releia as histórias preferidas de seu filho quantas vezes ele pedir. Cada vez que uma história é lida novamente, a criança descobre novos detalhes e outros significados.




Ir para 2.3 - Como escolher livros para seu filho

Voltar para 2ª Etapa: Estimular o gosto pela leitura