2.3 - Como escolher livros para seu filho

# Em primeiro lugar, você precisa gostar do livro. Analise as ilustrações, a história, e imagine-se lendo o livro para seu filho. Você pode concluir, por exemplo, que as ilustrações são muito abstratas, que a história é boba, ou que o vocabulário é difícil. Só leia aquilo que lhe agradar.

# É importante que os livros escolhidos sejam adequados ao nível de compreensão da criança, de acordo com sua faixa etária:
  • 1 a 2 anos: As histórias devem ser rápidas e curtas, sem enredo. Devem ter somente uma gravura em cada página, mostrando coisas simples e atrativas visualmente. Podem ser livros que ensinam conceitos (ensinando cores, nomes de animais, partes do corpo, etc) ou com rimas simples. Você mostra as figuras e conta alguma coisa sobre elas. Livros-brinquedos feitos de pano, madeira ou plástico são bastante indicados. Também são atraentes livros que fazem sons ou que têm diferentes texturas.
  • 2 a 3 anos: Escolha livros com ilustrações grandes, claras e realistas. Muitas crianças gostam de livros com rimas, mas também são recomendados livros com algumas histórias bem simples, em prosa. As histórias ainda devem ser rápidas, com pouco texto, poucos personagens, aproximando-se ao máximo das vivências da criança. Há grande interesse por histórias de bichinhos. Livros com páginas duras de papelão resistente são ideais para a criança "ler" sozinha. Reserve os livros mais delicados para as sessões de leitura acompanhada.
  • 3 a 5 anos: Agora você já pode escolher livros um pouco mais complexos, que tenham uma lição bonita e um ensinamento para transmitir. Fábulas com animais com características humanas, como fala e sentimentos. Livros que tenham crianças como personagens, e que tragam vivências comuns no cotidiano familar da criança. Contos de fadas com estrutura simples e poucos personagens. Livros que brincam com palavras.
  • 5 a 7 anos: Comece, nessa etapa, a variar os temas e a estimular o raciocínio da criança. As ilustrações (em cada página ou a cada duas páginas) ainda desempenham um papel tão importante quanto o texto para contar a história. Livros com enredos simples (sem subenredos ou reviravoltas complicadas), com um personagem principal que incorpora as emoções, as preocupações e o ponto de vista da criança. Podem ser escolhidos alguns contos de fadas com enredos mais ricos em detalhes.
  • Acima de 7 anos: Veja dicas sobre como continuar estimulando a leitura de crianças mais velhas na 10ª Etapa: Ler com fluência e compreensão.

# Para crianças de até 3 anos, não é necessário comprar muitos livros, pois elas gostam de repetição. Cada história terá de ser contada muitas e muitas vezes.

# A partir dos 3 anos, vocês podem sentir necessidade de maior variedade. Nesse momento, é conveniente associar-se a uma biblioteca. Embora seja mais fácil ir à biblioteca sozinho/a para escolher com calma os livros mais apropriados para seu filho, leve-o junto com você de vez em quando e deixe-o escolher alguns livros também. Compre bons livros para seu filho em datas como aniversário, Natal, Páscoa e dia da criança. Para crianças pequenas, compre também uma coleção de livrinhos com histórias de boa qualidade de uma linha mais econômica. Sugira títulos de livros quando os parentes e amigos lhe perguntarem o que dar de presente para seu filho. Frequente feiras de livros em busca de novos títulos e de promoções. Pesquisando regularmente em sebos também é possível conseguir alguns livros em ótimo estado e com preços mais acessíveis - você já conhece o site Estante Virtual? Crianças maiores e adolescentes podem ser estimulados a fazer empréstimos e trocas com seus amigos.




Ir para Sugestões de Livros

Voltar para 2ª Etapa: Estimular o gosto pela leitura