8ª Etapa: Ler Decodificando Palavras

Quando é possível iniciar:
Depois que a criança já estiver conseguindo formar palavras de sílabas simples e complexas (6ª Etapa e 7ª Etapa). É importante seguir estimulando o aprendizado geral (1ª Etapa) e o gosto pela leitura (2ª Etapa).

Objetivo:
Treinar a habilidade mecânica de leitura, que é a decodificação das palavras e a incorporação das mesmas na memória. Com esse treino, a criança vai gradualmente adquirir fluência, que é um dos requisitos para a leitura mais avançada, com compreensão.

Como fazer:
  • Primeiramente, leia a seção Como realizar as atividades.
  • Como a criança que está concentrada em decifrar as palavras tem dificuldade para compreender o sentido daquilo que está sendo lido, comecem com atividades com palavras – as Atividades Iniciais da 8ª Etapa. Elas podem ser feitas em ordem variada, de modo alternado: um dia, algumas páginas de uma revista de passatempos; outro dia, brincar de jogar forca; jogos online com palavras de vez em quando; brincar de escrever sempre que der vontade. Sigam fazendo essas atividades por várias semanas.
  • Com a prática crescente, logo seu filho já poderá ler pequenos textos com rimas, que são ótimos para o leitor iniciante. É mais fácil decifrar as palavras lendo em voz alta, por isso, esteja junto com seu filho, ajudando e corrigindo se necessário enquanto ele lê os textinhos em voz alta para você.
  • Um pouco mais adiante, passem para a leitura de livrinhos curtos e fáceis, mas sem abandonar as atividades com palavras.
  • Continue sempre lendo livros para seu filho. Quando ele já estiver lendo um pouco melhor, comecem a fazer sessões de leitura compartilhada, nas quais primeiro seu filho lê um livrinho curto e fácil para você, e depois você lê um livro maior para ele. A realização regular da leitura compartilhada vai ajudar a criança a melhorar suas habilidades de leitura, vai desenvolver nela o hábito de ler, e também vai estreitar o vínculo afetivo entre a criança e o adulto que lê com ela.

Seções:

· Atividades Iniciais da 8ª Etapa
         8.1 - Brincar de escrever
         8.2 - Passatempos com palavras
         8.3 - Jogos online com palavras

· Atividades Avançadas da 8ª Etapa
         8.4 - Leitura de pequenos textos
         8.5 - Leitura de livrinhos curtos