Atividades Avançadas da 5ª Etapa

Já não basta mais saber "de cor" que L é a letra inicial de lobo, que B é a letra inicial de bola, e assim por diante. Para conseguir construir palavras na 6ª etapa, a criança precisará conseguir, pelo reconhecimento do som inicial de cada palavra, dizer por qual letra ela inicia.
Caso essa habilidade ainda não tenha sido desenvolvida com as atividades da 4ª Etapa, será estimulada com o Desafio das Vogais e o Desafio das Consoantes, constantes nesta página.

Seções:

5.3 - Desafio das Vogais
5.4 - Desafio das Consoantes

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5.3 - Desafio das Vogais

Material necessário: Fichas com figuras cujos nomes iniciam por vogais e fichas com as 5 vogais. Imprima a folha com as fichas em anexo. Para ficar mais bonito e resistente, você pode imprimir em papel mais espesso (couchê 210g). Recorte as fichas nas linhas divisórias.

Modo de jogar: Espalhe as fichas sobre a mesa, com as faces voltadas para cima, colocando à esquerda as fichas com as vogais (ordenadas) e à direita as fichas com as figuras (embaralhadas). Explique para a criança que você quer saber com que letras começam os nomes de alguns objetos. Pegue uma ficha com uma figura conhecida, por exemplo, a da igreja. Pergunte “Qual é a primeira letra da palavra igreja?” – pronunciando bem a letra “I” inicial. Se a criança acertar, coloquem a ficha da igreja ao lado da ficha da letra I, e continuem com as fichas seguintes, em ordem aleatória e sempre pronunciando bem o som da vogal inicial das palavras. Se a criança errar, fale assim: “Não, ‘ii-greja’ não se escreve com 'aa', senão ficaria 'aa-greja'. Com que letra se escreve 'ii-greja'? Com ‘aa’, com ‘ee’, com ‘ii’, com ‘oo’, ou com ‘uu’?”. Continue a atividade, até classificarem corretamente todas as fichas. Repita após alguns dias, quantas vezes forem necessárias para a criança ficar bem segura.


5.4 - Desafio das Consoantes

Material necessário: Fichas com figuras cujos nomes iniciam por consoantes e fichas com as consoantes. Imprima as folhas com as fichas em anexo. Para ficar mais bonito e resistente, você pode imprimir em papel couchê 210g. Recorte as fichas nas linhas divisórias.

Modo de Jogar: A atividade será realizada aos poucos, ao longo de vários dias, com um par de letras de cada vez. Da primeira vez, separe somente as fichas das letras R e S e suas respectivas figuras.
  • 1ª Parte: Espalhe as fichas sobre a mesa, de um lado a letra “R” e as figuras cujos nomes começam com “R”, e de outro lado a letra “S” e as figuras cujos nomes começam com “S”. Explique para a criança que as palavras do 1º grupo começam com “R”, e leia o nome delas em voz alta, arranhando bem o “R”. Peça para a criança repetir com você: “rrato, rrelógio, rrosa, rrobô, rralador, rrio...”. Depois, faça o mesmo com a letra “S”. Mostre a letra “S” e diga o seu nome. Pegue uma figura e pronuncie o seu nome, assoprando bem o “S” inicial: “ssapo”. Peça para a criança repetir com você: “ssapo”. Faça o mesmo com as outras figuras: “ssorvete, sserrote, ssuco, ssabonete, ssino”.
  • 2ª Parte: Se a criança pareceu entender bem, proponha o desafio. Embaralhe as figuras e peça para que ela classifique as figuras, colocando-as junto da letra “R” ou junto da letra “S”, conforme o som inicial dos seus nomes. Você vai ajudando, carregando na pronúncia das consoantes: “Então, vamos começar com o rato. Onde vai o ‘rrato’, com o ‘é-rre’ ou com o ‘é-sse’?”. Você vai corrigindo se necessário: “Não, acho que o ‘rrato’ não começa com ‘é-sse’. Pensa melhor! A gente fala ‘rrato’ com som de ‘é-rre’ ou com som de ‘é-sse’?”. Continuem, até classificarem corretamente todas as figuras.
Se a criança acertou tudo com facilidade, da próxima vez vocês já podem fazer a atividade com outra dupla de letras. Caso contrário, repita com as mesmas letras outra(s) vez(es), até a criança ficar bem segura. Depois que isso acontecer, vocês podem passar a fazer a atividade com outras duplas de letras, sempre pronunciando de forma clara e enfática o som das letras e o som inicial das palavras.

Nas duplas B/D, P/T e M/N, enfatize a forma diferente de pronunciar cada uma das letras da dupla, uma delas com os lábios fechados e a outra com os lábios abertos e a língua encostando na parte de trás dos dentes superiores. Nas duplas X/Z e F/V, enfatize o som chiado do X, assoprado do F, e a vibração na pronúncia do Z e do V. As outras combinações podem ser L/J e C/G.

Quando seu filho tiver conseguido fazer a atividade com todas as duplas de letras, misture ou junte algumas duplas. Por fim, o grande desafio: separe todas as letras (tanto as vogais do Desafio das Vogais quanto as consoantes do Desafio das Consoantes) e mais duas ou três figuras de cada letra, e peça para seu filho classificar todas as figuras.




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