Atividades Iniciais da 6ª Etapa

As duas primeiras atividades desta página são especialmente úteis para o aprendizado de como se constroem as palavras.
O Laboratório das sílabas ajuda a criança a entender que, conforme as consoantes se combinam com cada uma das 5 vogais, formam-se sons diferentes.
Na sequência, com o jogo do AEIOU, a criança pode praticar esse novo conhecimento, escolhendo quais são as vogais adequadas para completar cada uma das sílabas de diferentes palavras, testando como ficam as várias combinações possíveis.

Seções:

6.1 - Animação Online: Laboratório das Sílabas
6.2 - Jogo Pedagógico: Jogo do AEIOU 1
6.3 - Jogo Pedagógico: Jogo das Sílabas 1

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6.1 - Animação Laboratório das Sílabas

No Laboratório de Sílabas, do site Escola Games, personagens engraçados mostram como fica o som das consoantes quando combinadas com cada uma das 5 vogais.


Para aproveitar melhor a animação, vocês podem usar as fichas com figuras que foram usadas no Desafio das Consoantes da 5ª Etapa.

Escolha a opção de letras “maiúsculas”. Começando pela letra B, peça para que seu filho clique em cada uma das 5 combinações, para que ele escute como fica o som dessa letra quando unida com as vogais A, E, I, O e U. Deixe ele clicar em algumas das combinações das outras consoantes também, para conhecer melhor a atividade .

Voltem então para a letra B, e peguem a ficha com a figura da bola. Primeiramente, relembre com seu filho aquilo que ele aprendeu na 5ª etapa:
  1. Confirme se ele lembra quantos pedaços / sílabas tem a palavra “bola”: dois.
  2. Confirme se ele lembra qual é a letra inicial dessa palavra: B.
Depois disso, explique que, para escrever a primeira sílaba da palavra “bola”, é preciso colocar uma vogal ao lado da letra B, para que ela fique com som “bó”. Pergunte se ele sabe que vogal é essa: A, E, I, O ou U? Se ele responder que é O, apenas confirmem a resposta no laboratório das sílabas, clicando na combinação BO para escutar como fica o som dessas duas letras juntas: sim, B com O fica “bó”, que é o som da primeira sílaba de “bola”!

Caso seu filho não saiba responder, não tem problema. Peça para que ele clique em cada uma das 5 combinações da letra B, prestando atenção nos sons formados, até ele conseguir identificar qual é a vogal que, junto com a letra B, forma o som “bó”.

Depois que ele conseguir fazer a atividade com a figura da bola, pegue a ficha com a figura da bicicleta, e proponha o mesmo desafio, desde o início.

Para as letras seguintes, sugiro escolher as seguintes figuras: dado e dinossauro, ferro e foca, jacaré e jipe, leque e luva, milho e moto, ninho e nuvem, panela e pizza, rato e rosa, sapo e suco, tapete e tubarão, vaca e vela, xadrez e xícara, zíper e zumbi.

A atividade pode ser dividida em duas ou três partes para não ficar cansativa, cada dia um grupo de figuras. Repitam quantas vezes forem necessárias, até que fique bem fácil.


6.2 - Jogo Pedagógico do AEIOU 1

O Jogo do AEIOU 1 consiste em cartelas com o nome de figuras diversas, com espaços em branco entre as consoantes para serem completados com as vogais corretas.

Existe uma versão do jogo para comprar, chama-se AEIOU dos Bichinhos, da Pais e Filhos. Nessa opção há 30 cartelas de palavras, algumas de sílabas simples e outras de sílabas complexas. Você deve separar para jogar na 6ª Etapa apenas as cartelas com palavras de sílabas simples: vaca, sapo, gato, foca, macaco, cavalo, jacaré, camelo, girafa, coruja, ema, arara, coala. Deixe as cartelas com palavras de sílabas complexas (tigre, ovelha, esquilo, pinguim, etc) para a 7ª Etapa.

Jogo AEIOU dos Bichinhos

No Jogo do AEIOU 1 para imprimir em anexo há 40 cartelas de palavras de sílabas simples, organizadas em ordem progressiva de dificuldade.


Material necessário: 8 folhas com as cartelas das palavras e 2 folhas com as fichas das vogais*. Imprima uma cópia de cada uma das folhas com as cartelas e das folhas com as fichas das vogais. Para que fiquem bonitas e resistentes, imprima em um papel mais espesso (couchê 210g), ou então mande plastificar. Recorte as fichas das vogais nas linhas divisórias. Guarde as letras "Ã", pois só serão usadas na 7ª Etapa.
*Observação: Para simplificar, as vogais estão todas sem acento.

Modo de jogar: Separe as fichas com as vogais em 5 montinhos e coloque-os lado a lado, na seguinte ordem: A – E – I – O – U. Explique para a criança que vocês vão brincar de completar os nomes das figuras das cartelas com as vogais que estão faltando.
  • Pegue a Folha 1, com as palavras bola, vela, luva, fada, pipa e tatu. São todas palavras curtas, de sílabas simples, nas quais as letras E e O têm som aberto. Recorte nas linhas tracejadas, separando as cartelas para trabalhar com elas individualmente. Comecem pela palavra “BOLA”. Diga o nome da figura pausadamente (“BÓ-LA”) e pergunte para a criança qual vogal devemos colocar do lado da letra “B” para escrever “BÓ”. Leia para a criança como vai ficar a palavra com a vogal que ela escolheu, por exemplo, “A”: “B com A fica BA, daí nós vamos escrever BAA-LA” (enfatizando a pronúncia da letra A na 1ª sílaba). Deixe a criança ir tentando com as outras vogais, sempre lendo para ela como fica a palavra com a vogal que foi escolhida, até ela acertar: “Isso, B com O fica BÓ, e com BÓ dá para escrever BÓ-LA”. Então, passem para a sílaba seguinte: “E ao lado do L, qual vogal devemos colocar para ficar escrito LA, de BO-LAA?” (enfatizando a pronúncia da letra “A”). Proceda da mesma maneira com as outras 5 palavras da cartela.
  • A Folha 2 traz as palavras neve, pena, jipe, moto, dado e sofá. As letras E e O tem som aberto em algumas sílabas e fechado em outras. Explique para a criança que essas letras podem ter dois sons diferentes.
  • A Folha 3 traz as palavras peixe, baleia, apito e ônibus. Procedam como recomendado para a 1ª folha, completando uma vogal de cada vez, você lendo para a criança como vai ficando a palavra de acordo com as vogais escolhidas.
  • A Folha 4 traz as palavras janela, lama, navio e banana. Desta vez, você precisa explicar que a letra A às vezes pode ter som de Ã.
  • A Folha 5 traz as palavras gato, gelo, gema, gibi, gota e gude. Explique que a letra G tem dois sons diferentes, conforme está combinada com A-O-U ou com E-I.
  • A Folha 6 traz as palavras caneta, cebola, cidade e colete. Explique que a letra C, como a letra G, também tem dois sons diferentes, conforme está combinada com A-O-U ou com E-I.
  • A Folha 7 traz as palavras sapo, casa, mesa, sopa, vaso e rosa. Explique a letra S, quando está no meio das palavras, às vezes pode ter som de Z.
  • A Folha 8 traz as palavras rádio, xícara, jacaré e coruja. Explique que a letra R também pode mudar um pouco o seu som quando aparece no meio das palavras, ficando “mais fraquinha”.
Completem umas poucas folhas por vez, conforme o interesse e a atenção da criança. Façam a atividade por partes, ao longo de vários dias. Repitam até ficar fácil.


6.3 - Jogo das Sílabas 1

O Jogo das Sílabas consiste em fichas com figuras e com as sílabas que formam o nome dessas figuras. A criança precisa separar as fichas de cada uma das figuras, e depois organizá-las na ordem correta para formar os nomes das figuras.


Material necessário: 2 folhas com as fichas com figuras e sílabas. Imprima as folhas com as fichas em anexo. Para que fiquem bonitas e resistentes, imprima em um papel mais espesso (couchê 210g), ou então mande plastificar. Ao todo são 20 palavras, sendo 10 de duas sílabas e 10 de três sílabas.

Modo de jogar: Para começar, separe apenas as fichas das palavras de duas sílabas. Explique para seu filho que primeiro ele deve separar as fichas, de acordo com as figuras que elas trazem: as da pera, do sino, da vaca, do dado, etc. Depois, é só ordenar as fichas e ler como ficam os nomes. Ajude seu filho lendo com ele em voz alta como ficam as palavras de acordo com a forma que ele ordena as sílabas.
Depois de montar corretamente todas as palavras de duas sílabas, joguem com as fichas das palavras de três sílabas.




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