Como ajudar seu filho a aprender mais na escola

A parceria família-escola é muito importante. Quando as famílias e as escolas se unem e se complementam no objetivo comum de apoiar o aprendizado, as crianças tendem a se sair melhor na escola e na vida.

# Envolva-se com a escola de seu filho. Conheça os professores e os funcionários. Informe-se sobre os objetivos pedagógicos e sobre como você e a escola podem trabalhar juntos para melhorar o aproveitamento de seu filho. Informe-se sobre as regras da escola e faça com que seu filho as cumpra. Participe das reuniões sempre que for chamado, e solicite reuniões se achar necessário – elas são a oportunidade de trocar ideias sobre o aprendizado de seu filho, expor preocupações e dificuldades e pedir orientações. Procure comparecer às apresentações, exposições de trabalhos e campeonatos esportivos.

# Ensine seu filho a tratar com respeito os professores, os funcionários e os colegas da escola, já desde pequenininho. Cobre isso enfaticamente dele, e ensine também pelo seu exemplo.

# Passe uma atitude positiva em relação ao estudo, à escola e aos professores. Faça seu filho perceber que você valoriza e dá importância ao estudo. Se você quiser questionar algum ponto com o qual não concorda, marque uma reunião e converse a sós com o professor ou com o assessor responsável.

# Não deixe seu filho faltar às aulas nem chegar atrasado sem necessidade. Os conteúdos escolares são desenvolvidos em uma sequência planejada e, para entender e acompanhar a matéria, é importante assistir às aulas todos os dias, do início ao fim.

# Confira as notas nas avaliações e o boletim do seu filho. Elogie os bons resultados, mas não ofereça prêmios em dinheiro. Vocês podem comemorar um boletim acima da média com uma refeição especial ou com um passeio divertido em família. Valorize não somente as notas, mas também o esforço / dedicação e a evolução no aprendizado. Se houver problemas em alguma(s) matéria(s), tente entender com seu filho quais são as dificuldades dele, a fim de que vocês possam planejar estratégias para superá-las.

# Estabeleça algumas regras claras para a rotina de seu filho, e faça com que sejam cumpridas: completar as tarefas antes de se dedicar ao lazer; quanto tempo pode ser usado em jogos eletrônicos e assistindo TV; qual o horário limite para ir dormir, etc.

# Combine com seu filho um horário para fazer as tarefas e estudos, em um lugar da casa organizado, com boa iluminação e livre de distrações. O ideal é escolher um lugar sossegado, que fique longe de itens eletrônicos (TV, celular, etc), de pessoas conversando e de crianças brincando. Seu filho dever dispor de espaço suficiente e de todos os materiais necessários, como lápis e caneta, borracha, cadernos, livros, dicionário, materiais para trabalhos e pesquisas. Ofereça-se para ajudar com orientações, mas não faça as tarefas pelo seu filho nem lhe dê as respostas dos exercícios. Ao final, revise se a tarefa foi feita completa e com capricho, e elogie se o trabalho ficou bem feito.

# Ajude seu filho a se organizar com os materiais, as tarefas e as datas das avaliações. Enquanto ele é pequeno, você precisará se envolver mais com esses cuidados mas, à medida em que ele cresce, deve ensiná-lo a ser responsável e a se organizar sozinho, reduzindo gradualmente a necessidade de supervisão. Uma agenda de compromissos e um calendário podem ajudar seu filho a se organizar melhor.

# Converse diariamente com seu filho sobre o que ele aprendeu na escola e sobre suas interações com os colegas e com os professores. Mostre-se interessado pelos conteúdos trabalhados em aula. Evite fazer perguntas muito genéricas, do tipo “Como foi a escola hoje?”. Em vez disso, prefira perguntas mais específicas: “Vocês fizeram alguma atividade divertida?”; “Como ficou a correção daquele tema de português?”; “Do que vocês brincaram no recreio?”; “Houve alguma atividade em que você teve dificuldade?”.

# Ofereça materiais e proponha atividades que complementem o aprendizado dos conteúdos que seu filho está estudando no colégio. Pode ser uma revista de palavras-cruzadas, um livro sobre os personagens do folclore, um quebra-cabeça com o mapa do Brasil, uma reportagem de jornal sobre os problemas dos aterros sanitários, um desenho animado sobre a vida de Cristóvão Colombo, uma visita a uma sinagoga, um jogo no computador sobre frações, acompanhar a germinação e o crescimento de plantas no jardim ou em uma floreira, etc. Explore os materiais e as atividades com seu filho, e aproveite para aprender junto com ele.

# Ajude seu filho a aproveitar a biblioteca do colégio, estimulando-o a retirar livros regularmente. Busque no acervo livros que tenham sido sugeridos em sites ou em outras fontes. Peça dicas de livros para a bibliotecária e para os professores do seu filho.

# Continue lendo para seu filho. A medida em que ele aprende a ler, passem a se revezar na leitura: ele lê um livrinho para você e você lê um livrinho para ele; ou ele lê uma página / capítulo e você lê outra/o. Continuem conversando sobre o que está sendo lido.

# Compre revistas infantis para seu filho: gibis, revistas de ciências, de passatempos. Você pode comprar revistas novas nas bancas, mas também é possível conseguir algumas em ótimo estado em sebos.

# Selecione em jornais e revistas artigos e reportagens que sejam adequados aos interesses e ao nível de entendimento de seu filho e leia-os junto com ele. Gradativamente, incentive seu filho a ler jornais, revistas e a discutir assuntos e acontecimentos da atualidade.

# Deixe à mão materiais de referência como dicionário, atlas, globo, enciclopédia. Mostre como usá-los quando seu filho lhe fizer perguntas.

# Ajude seu filho a realizar pesquisas na internet, até que ele tenha idade e capacidade para conseguir fazer isso sozinho.

# Incentive a amizade de seu filho com crianças bem-educadas, responsáveis e estudiosas, que possam exercer sobre ele uma influência positiva e servir de exemplo e reforço.

# Estimule seu filho a ser fisicamente ativo, praticando esportes individuais ou coletivos. Leve seu filho e seus amigos a praças e parques nos finais de semana, para que eles possam brincar, correr, jogar bola, andar de bicicleta e fazer outras atividades juntos.

# As atividades extracurriculares são importantes para o desenvolvimento da criança. Práticas esportivas variadas, aulas de artes, de inglês ou de música são exemplos de atividades que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social da criança, ao mesmo tempo que ocupam uma parte do tempo livre que de outra forma seria gasta com a televisão e jogos no computador. Escolha qual(is) atividade(s) fazer de acordo com a idade e os interesses do seu filho, cuidando para que sobre tempo livre suficiente para ele fazer as tarefas escolares, para brincar e para fazer outras atividades de lazer variadas. Monitore seu filho para ver se ele está realmente gostando da(s) atividade(s) que está fazendo, caso contrário, corte ou substitua alguma atividade.

# Aproveite as tarefas escolares, os esportes e outras atividades (jogos, hobbies, atividades extracurriculares) para ensinar seu filho a ser paciente, a enfrentar e superar as dificuldades e os fracassos e a valorizar os resultados obtidos pelo esforço persistente. Combine com seu filho que não se deve desistir de uma atividade nova antes de uma experiência de pelo menos 6 meses. Estimule-o a treinar / praticar regularmente para evoluir. Elogie sua dedicação e esforço, e ajude-o a reparar em seus pequenos progressos.