Jogos de Matemática para crianças de 3 a 6 anos

São sugeridos 5 jogos que ajudam as crianças a aprender conceitos matemáticos básicos e a desenvolver habilidades de cálculo mental, de uma maneira simples e divertida.

Observações:
  • Antes de jogar, leia as orientações da seção Como Realizar as Atividades.
  • Os jogos estão ordenados de acordo com o grau de dificuldade, os mais fáceis primeiro (para crianças de 3 a 4 anos) e os mais difíceis por último (para crianças de 5 a 6 anos).
  • Alguns jogos desta página são inspirados nos jogos do site Math Salamanders. Você pode conferir os originais em Kindergarten Counting Games.

# Trilha do Parquinho

Jogo de percurso bem simples, de avançar casas conforme o número sorteado no dado.

Número de jogadores: 2 a 4.

Material necessário: tabuleiro do jogo, 1 pino colorido para cada jogador, 1 dado. Imprima a folha com o tabuleiro em um papel resistente (couchê 210g), ou imprima e mande plastificar.

Modo de jogar: Coloquem os pinos dos jogadores na primeira casa (com o desenho das crianças). Os jogadores se revezam para lançar o dado. Cada jogador, na sua vez, lança o dado e avança com seu pino um número de casas equivalente ao número de pontos sorteados no dado. Caso haja um desenho na casa em que o pino parar, o jogador deve seguir as instruções conforme indicado na legenda abaixo. Ganha quem chegar primeiro ao parquinho no final do percurso.
  • Vento: volte 2 casas.
  • Sol: avance 3 casas.
  • Chuva: retorne à casa inicial.
  • Arco-íris: jogue o dado novamente.


# Pega Estrelas

Com este jogo, as crianças aprendem a contar as bolinhas do dado de 1 a 6 e a reconhecer os números de 1 a 6.

Número de jogadores: 2 ou 3.

Material necessário: tabuleiro do jogo, marcadores coloridos, 1 dado. Imprima as folhas com o tabuleiro e com os marcadores em um papel resistente (couchê 210g), ou imprima e mande plastificar. Recorte os marcadores.

Modo de jogar: Cada jogador recebe os seus marcadores coloridos (uma cor para cada jogador). Os jogadores se revezam lançando o dado e cobrindo com seus marcadores as estrelas com o número correspondente ao número que foi sorteado no dado. Por exemplo: se o 1º jogador (com os marcadores vermelhos) tirar 6 no dado, cobre uma estrela de número 6 com um marcador vermelho; se o 2º jogador (com os marcadores azuis) tirar 4 no dado, cobre uma estrela de número 4 com um marcador azul. E assim sucessivamente. Se todas as estrelas com o número sorteado já estiverem cobertas, o jogador não cobre nada e passa a vez. O jogo termina quando todas as estrelas estiverem cobertas. O vencedor é o jogador que cobriu (ou "pegou") mais estrelas.

Variação: Cobrir qualquer número de estrelas que adicionem o número sorteado pelo dado. Por exemplo: Se foi sorteado o número 5, o jogador pode cobrir duas estrelas, as com os números 1 e 4 ou com 2 e 3.


# Batalha de Números

É um jogo que envolve o reconhecimento e a comparação de números de 1 a 10.

Número de jogadores: 2.

Material necessário: 30 cartões com números de 1 a 10 e figuras. Imprima 3 cópias da folha com os cartões. Para que fiquem bonitos e resistentes, imprima em um papel mais espesso (couchê 210g), ou então mande plastificar. Recorte os cartões nas linhas divisórias.

Modo de jogar: Embaralhe os cartões e distribua-os igualmente entre os jogadores. Cada jogador faz um monte com os seus cartões, deixando as faces com os números viradas para baixo. Os dois jogadores desviram o cartão de cima de seus montes ao mesmo tempo, e comparam os números dos cartões. Quem tiver o número maior fica com os dois cartões (o próprio e o do adversário). Se houver empate, cada jogador desvira mais um cartão do seu monte e, quem tiver o cartão com o número maior, fica com os quatro. Cada jogador vai separando os cartões que ganhou. O jogo termina quando acabarem os montes iniciais, e o vencedor é quem conseguiu ficar com o maior número de cartões.


# Pescaria

Mais um jogo para aprender a contar - as bolinhas do dado e os peixinhos. Jogando com dois dados também se aprende a somar dois números até 6.

Número de jogadores: 2 a 4.

Material necessário: tabuleiro do jogo, 50 figuras de peixinhos, 1 dado. Imprima as folhas com o tabuleiro e com os peixinhos em um papel resistente (couchê 210g), ou imprima e mande plastificar. Recorte os peixinhos.

Modo de jogar: Coloque todos os peixinhos na parte grande azul do tabuleiro - a "água". O primeiro jogador lança o dado e pode pescar um número de peixes equivalente ao número que foi sorteado pelo dado. O segundo jogador procede da mesma maneira, e assim sucessivamente, até o último peixe ser retirado da água. No final, cada jogador conta os seus peixes, e o vencedor é aquele que pescou o maior número de peixes.

Variação: Jogar com 2 dados, retirando da água um número de peixes equivalente à soma dos números sorteados pelos dados.


# Corrida até 100

Com este jogo, as crianças aprendem a contar e a reconhecer os números até 100, a contar para a frente e para trás usando uma tabela até 100, e a somar dois números até 6.

Número de jogadores: 2 a 4.

Material necessário: tabuleiro do jogo, 1 pino colorido para cada jogador, 2 dados. Imprima a folha com o tabuleiro em um papel resistente (couchê 210g), ou imprima e mande plastificar.

Modo de jogar: Os jogadores começam no quadradinho com o número 1, revezando-se para jogar. Cada jogador, na sua vez, lança os dois dados e avança com seu pino um número de casas equivalente à soma dos números de pontos sorteados pelos dados. Se o pino parar em um quadradinho colorido, deve seguir as instruções conforme indicado na legenda abaixo da tabela. Ganha quem chegar primeiro ao quadradinho com o número 100.

Variações: Usar o baralho da Batalha de Números para sortear os números. Em vez de lançar 2 dados, desvira-se 2 cartões do topo do monte e anda-se o equivalente à soma dos números dos 2 cartões. Assim, a criança também aprende a somar 2 números até 10.